quarta-feira, 16 de julho de 2008

algumas "dicas" úteis...

Mais um dia que estamos vivendo... em paz. Nao sei, tenho a impressao que alguma coisa aconteceu com a mae que a está mudando, ainda que pouco...ou foi comigo? Na verdade tenho adotado algumas "tecnicas" aprendidas a duras penas, mas que tem mantido a vida em harmonia.
Algumas delas:
* já que a mae nao vai me deixar fazer as coisas do meu jeito... o jeito foi "dar um jeito"...rs rs. Como sei que antes mesmo que acabemos de almoçar ela já estará querendo retirar os pratos pra poder arrumar a cozinha - e isso pra mim sempre foi um tremendo stress, porque ela nao sabe economizar nada...abre e deixa a torneira aberta o tempo todo, usa detergente desmesuradamente, além de demorar horas pra lavar 2 ou 3 pratos. Qual foi o "jeitinho" que dei? Enquanto termino de preparar o almoço e por a mesa, vou lavando tudo, enxugando, guardando. Nao deixo mais nada nas panelas pra arrumar depois. Faço tudo antes. Assim, quando terminamos de almoçar só há mesmo os pratos, talheres e copos. Nada mais. Ah! deixo o fogao pra ela limpar...ela adora fazer isso! Embora ela demore muito, com essa técnica consigo fazer as coisas do meu jeito e ela tem a sensaçao que quem cuida de tudo é ela. Amém! rs
* com relaçao às roupas para lavar - eu nao gosto de lavar roupas na máquina, nem que minhas roupas sejam colocadas pra secar pelo avesso. Tenho horror disso, pois toda a poluiçao vai ficar na parte da roupa que fica em contato com a pele. Já expliquei isso pra mae, mas nao adianta. Como lavo as roupas minhas e de meu filho separadamente - e à mao, só vao pra máquina pra centrifugar - é só a mae perceber as roupas penduradas...ela vai lá e vira tudo pro avesso. Eu quase piro...mas deixo. E assim que ela sai dalí, vou e desviro tudo. Até agora ela nao percebeu, porque depois que ela faz do jeito que ela quer, sossega. E eu também, depois que eu desviro tudo, sossego...rs rs.
* palpites na cozinha - ela sempre detestou cozinhar. Mas basta eu chegar pra fazer algum doce ou bolo, coisas no genero, lá vem ela pra dar pitacos...Que resolvi fazer? peço ajuda a ela. E a maneira exata de mante-la bem longe da cozinha, já que ela gosta de fazer do jeito que entende, nao gosta de ajudar ninguém em nada. Sempre foi assim. Ou fazia as coisas quando e como queria, ou ...nao adiantava pedir um favor, pois nunca ela fazia...Sabedora disso, agora peço ajuda...Efeito reverso. Muito bom, ajuda a manter a paz.
O importante é descobrir essas "fórmulas", pois nessa altura do campeonato, discutir ou esperar que mudem pra melhor é o mesmo que dar murro em ponta de facas. Só machuca quem o faz.

Um comentário:

Rodrigo A. de Freitas disse...

Oi Maria! Acho que respondi um e-mail seu no grupo do alzheimermed sem saber que era você, hahahaha!

Olha, não é que os velhinhos são todos iguais, só mudam de endereço ? Minha mãe também, quando estava melhor ficava louca pra lavar tudo... só que meu pai não deixava ela encostar a mão, aí o pau quebrava em casa.

Às vezes ela pegava a louça que estava limpa e lavava de novo, só pelo prazer de lavar, passava 15 minutos com a torneira ligada e esfregando o mesmo prato!

Impressionante como é tão mais forte que a pessoa o ato de repetir funções que fazia antes de ficar doente...

Boa sorte pra vocês! fico feliz que você esteja se adaptando rapidamente a essa nova realidade!