sexta-feira, 26 de setembro de 2008

contar ou não contar?

Uma questão que surgiu num dos grupos do qual participo é sobre se devemos ou não contar ao paciente sobre sua enfermidade. As opiniões variam muito, algumas pessoas até demonstram certa irritabilidade ao defender seu ponto de vista. Na minha opinião - e se fosse comigo - gostaria sim, de saber. É uma questão simples de manter a dignidade da pessoa. No caso da minha mãe, não contei "com todas as palavras", porque conheço a mãe que tenho e se eu disser que o que ela tem é DA, simplesmente ela vai se deitar e ficar ali totalmente prostrada, esperando a morte chegar. A posição que tomei foi a de contar com palavras certas, na hora adequada, mesmo porque ela não é boba e questiona o porque de ter que tomar o remédio pra memória. Devagar e com o tempo fui comentando como é o processo de envelhecimento dos neurônios, expliquei que se ela esquece as coisas ou confunde tudo é porque os neurônios, que também tem 83 anos já estão cansados e assim como um motor de carro precisa de oleo pra funcionar bem, o cérebro também precisa de medicamento para se manter ativo. Como ela tem plena consciencia de que a memória dela está cada dia mais confusa, ela sempre faz algum comentário e nesses momentos aproveito e falo mais um pouco, muitas vezes digo que se ela não se cuidar poderá desenvolver Alzheimer... E é interessante como ela ainda não fez a "ligação" entre oque está acontecendo com ela e o que acontece com a avó do esposo da minha sobrinha, que também tem DA...Penso mesmo que seja providência divina, assim ela não sofre tanto.

Um comentário:

CUIDAR DE IDOSOS disse...

Cara Maria,
Acho muito interessante sua estratégia e demonstra respeito à dignidade de sua mãe. Contar ou não contar, depende da situação, da pessoa, de quem conta e sempre lembrar que, pode ser que sua mãe até esqueça que você contou (memória recente), mas o sentimento ruim de notícia ruim permanece!

A propósito:
Venho acompanhando seu blog e observando sua luta no enfrentamento da doença de Alzheimer de sua mãe.
Gostaríamos de fazer uma proposta e um convite: engajar seu blog em nossa campanha em prol de coleta de assinaturas, levando ao conhecimento de milhares de pessoas da CARTA DE PERNAMBUCO, que é um manifesto em favor do enfrentamento da Doença de Alzheimer. Topas?
Veja o nosso post a respeito! http://www.cuidardeidosos.com.br/2008/09/24/solicitando-a-atencao-dos-internautas/
Abraços,
Márcio Borges
CUIDAR DE IDOSOS